segunda-feira, 27 de julho de 2009


"Pouco a pouco as noites recuam perante o crescimento do dia, o frio começa a amenizar e a natureza vai saindo do torpor em que se recolheu.

A celebração do Imbolc representa a purificação, uma lavagem, uma preparação para o renascer da vida.



Já se ouve lá fora um frenesim no ar, o murmúrio da Terra Mãe, que de seu longo repouso despertou, acorda agora todos as criaturas do seu reino que respondem ao seu chamado aguardando ansiosamente pelo regresso da primavera.
Os dias começam a crescer e apesar do frio que ainda se faz sentir já se vê toda a flora despertar. A roda do ano prossegue o seu ciclo tranquilo, aproximando-se gradualmente da primavera. Imbolc chegou e com ele a Esperança...

Imbolc, (pronuncia-se "imbôlc" ou "imbôlg"), festeja-se nos primeiros dias de fevereiro (ou na primeira lua cheia em aquário, lembrando que o calendário celta era lunar e não gregoriano como o nosso). Significa “em leite” e diz respeito ao período de lactação das ovelhas, quando as primeiras crias nascem e as mães as amamentam. Festival da Deusa enquanto virgem, festa da luz que cresce e da retirada da escuridão, marcando assim o ponto central da metade escura do ano.
Como todos os grandes sabás celtas é um festival do fogo, este centrando-se mais na luz do que no calor; é a centelha que penetra a escuridão do inverno.
A Lua é o símbolo de luz da Deusa e representa o aspecto triplo de Donzela, Mãe e Anciã (encanto, maturidade e sabedoria). A luz da Lua é praticamente uma luz da inspiração, por isso tão associado à deusa Brigit (deusa celta da inspiração, dos dons, da fertilidade). O espírito é avivado assim como o corpo e a terra.

Foi a matriz da noite que nos permitiu crescer, passar uma nova iniciação na nossa evolução e agora preparamo-nos para o despertar.

Preparamo-nos então para novos recomeços nas nossas vidas, estação de purificação e de renovação. É tempo de limpar, lavar e purificar tanto fisicamente quanto espiritualmente, prepararmo-nos dar mais um passo no nosso crescimento individual, afastando o antigo e o velho. É o despertar dos novos planos e projectos, iniciação em caminhos espirituais ou em novas actividades, assim como purificação e renascimento material e espiritual. É tempo de despertar a criatividade e buscar a inspiração através da música, poesia, desenho, dança ou qualquer outra arte...
Imbolc é um festival de esperança e confiança; a altura do ano em que tudo parece morto, mas no entanto, debaixo da terra a vida emerge…

“Que Imbolc permita de nos mantermos fieis ao nosso caminho, as nossas responsabilidades em um todo de Amor para cada um de nós, independentemente das circunstancias de cada uns, por vezes dolorosas na nossa vida.
Que Brigit nos traga inspiração e sabedoria, que Ela seja nossa energia espiritual portadora de sabedoria, amor e prosperidade em todos os aspectos da nossa vida... e que o Deus espalhe a sua energia e luz sobre a terra fria, que ele nos proteja a todos e aqueça estas ultimas semanas de inverno e com ele a esperança!
Bom Imbolc para todos! “

MelodiaCelta

Nenhum comentário:

Postar um comentário